Centro de vivência que estimula contato com a natureza faz parte do novo circuito de experiências turísticas de Brumadinho

A região do entorno da Serra da Moeda é uma excelente opção para quem busca sair do dia a dia agitado das grandes cidades e praticar yoga, acupuntura, reiki ou, simplesmente, fazer trilhas no meio da mata. Localizado na região, o Espaço Viverde é um dos lugares que promovem essas atividades. O estabelecimento está incluído em um roteiro que pretende explorar experiências diversificadas para quem visita Brumadinho, elaborado com o apoio do Sebrae Minas.

“Queremos que o visitante coloque o pé na terra, se banhe na cascata e sinta a energia dos bambuzais,” descreve o empreendedor do Espaço Viverde, Robson Marques. Visitar a natureza da região é uma oportunidade exclusiva. Um dos motivos é o fato de o município estar localizado em uma área de transição entre o Cerrado e a Mata Atlântica, composta por uma vegetação única, com espécies só vistas no encontro desses dois biomas. Segundo o Instituto Estadual de Florestas, essas vegetações cobrem mais de 30% de Minas Gerais.

“Trabalhamos com base em uma pesquisa do Sebrae e colhemos outras informações. Identificamos que aqui é lugar da natureza, do descanso e da ruralidade, tudo isso junto com a experiência gastronômica. Então, chegamos à ideia do projeto trabalhando essa dimensão da natureza enquanto espaço de contato e de mediação das relações entre as pessoas, conta Tom Pires, consultor contratado pelo Sebrae Minas para a organização do roteiro alternativo de experiências turísticas em Brumadinho.