Projeto capacita jovens da região a implantarem seu projeto de vida

Jovens empreendedores de Brumadinho terão a oportunidade de desenvolver o comportamento empreendedor. A Jornada Empreendedora Semear é uma realização do Sebrae Minas, em parceira com a Escola Semear de Brumadinho. A ação teve início na última sexta-feira (19/6) e tem previsão para ser concluída no dia 25 de setembro, com a apresentação dos projetos desenvolvidos.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Renato Lana, a Jornada Empreendedora é destinada a estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, com idade acima de 14 anos. Eles contarão com o auxílio de facilitadores e analistas do Sebrae Minas, em uma ação que vai envolver a comunidade escolar por meio dos familiares,  empreendedores e empresários.

“A Jornada dará ao jovem a oportunidade de descobrir um propósito e transformar o seu sonho em realidade, seja empreendendo por meio de iniciativas sociais para contribuir com a comunidade ou estruturando a proposta de um pequeno negócio. Durante todo o programa, os jovens poderão descobrir, gerar, prototipar e testar ideias inovadoras, levando em consideração o perfil e os novos padrões de consumo no mercado na era digital e pós pandemia”, destaca.

Cerca de 40 estudantes terão a oportunidade de se capacitar. Os encontros, que são online, acontecem às sextas-feiras, das 14h às 17h e têm as seguintes etapas:

  • 19 e 26/6 – Descoberta
  • 3, 10, 17 e 24/7 – Ideação
  • 31/7, 7 e 14/8 – Modelagem
  • 21, 28/8 e 4/9 – Implantação
  • 11 e 18/9 – Marketing Digital
  • 25/9 – Evento final: Mostra de ideias e projetos.

Lana ressalta que além da oportunidade de realizar experimentações que favoreçam a validação e a transformação de ideias em proposta de modelos de negócios, o programa disponibilizará ferramentas e estratégias que irão permitir aos jovens vislumbrar caminhos possíveis para a implantação do seu projeto de vida.

“Os jovens também serão capacitados para explorar melhor as mídias digitais, não somente compreendendo os diversos comportamentos de consumo, mas, também, a quantificar e utilizar os indicadores de desempenho em cada ferramenta”.

Educação empreendedora em Brumadinho

A Jornada Empreendedora Semear é uma das iniciativas do Sebrae Minas, em parceria com a Escola Semear de Brumadinho, que busca promover o desenvolvimento do capital empreendedor na região, instrumentalizando os jovens na busca de oportunidades, planejamento, rede de contatos, iniciativa e persistência.

Conheça as ações do Sebrae Minas em Brumadinho acessando o Portal brumadinho.sebraemg.com.br/