Em parceria com a CDL/Brumadinho, serão oferecidas, a partir de novembro, capacitações quinzenais gratuitas

Com o propósito de engajar a comunidade brumadinhense e fomentar o empreendedorismo na região, o Sebrae Minas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, criou a Segunda Empreendedora. Os encontros serão realizados quinzenalmente, sempre nas segundas-feiras, com oferta de capacitações gratuitas. A ação começa neste mês de novembro e se estenderá pelo próximo ano.

As primeiras atividades da Segunda Empreendedora já estão marcadas para os dias 25 de novembro e 9 de dezembro, das 19h às 21h, na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec/UAB), localizada na rua Presidente Vargas, n°360, 3° andar, Centro. As inscrições são limitadas e devem ser feitas no site do Sebrae Minas (sebrae.com.br/minasgerais), acessando a aba Cursos e Eventos. No campo “Cidades”, procurar por Brumadinho.

Além das capacitações, serão oferecidas consultorias especializadas em marketing e finanças na sede da CDL de Brumadinho. As consultorias terão duração de 1h30 e serão realizadas no dia seguinte à capacitação na UAITEC, entre 13h30 e 16h30. Cada horário será voltado para atender um empreendimento por encontro, incluindo sócios e funcionários daquele mesmo estabelecimento. O objetivo dessa ação é reforçar os conteúdos abordados na capacitação, com foco nas necessidades específicas de cada empresa, conforme explica a analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo. “A Segunda Empreendedora visa trazer um cronograma de atividades mais robustas para a cidade, com a inclusão de diversos temas. As consultorias individuais são uma forma do Sebrae Minas auxiliar o empreendedor a colocar em prática aquilo que ele aprendeu em sala de aula, sanando as dúvidas que porventura possam ter surgido após as participações nos eventos,” afirma.

A programação deste ano foi pensada com base em duas importantes datas para o comércio: a Black Friday e o Natal. Milhões de consumidores saem às ruas em busca de qualidade no atendimento e serviços diferenciados. Segundo uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 73% da população está disposta a gastar mais neste período em relação aos demais.

Para ajudar o lojista a potencializar as vendas, no dia 25 de novembro os empreendedores locais aprenderão sobre a importância do atendimento, com a palestra Qualidade no Relacionamento com o Cliente. Já no dia 9 de dezembro, será realizada a ação com tema Visual Merchandising: saiba como transformar o seu estabelecimento em uma poderosa ferramenta de vendas para o Natal, que vai mostrar, de forma prática, maneiras de tornar a loja mais atrativa para os consumidores.

Programação 2019

Dia 25/11

– Palestra Qualidade no Relacionamento com o Cliente, com Rodrigo Barbosa

A qualidade no relacionamento com o cliente é fundamental para os negócios que querem garantir a sustentabilidade de seu empreendimento. No cenário atual, os consumidores não buscam apenas produtos que solucionam algum problema, eles também desejam uma boa experiência de compra. Na palestra, os empreendedores vão aprender conceitos de qualidade e o papel do atendimento.

Dia 26/11

– Consultoria presencial financeira para empresários, com Rodrigo Barbosa

A partir do diagnóstico feito pelo consultor, os empreendedores receberão orientações sobre: organização e controles financeiros, implantação da rotina de compras, apuração de custos, indicadores financeiros, planejamento empresarial, entre outros assuntos.

Dia 09/12

Visual Merchandising: saiba como transformar o seu estabelecimento em uma poderosa ferramenta de vendas para o Natal, com Marina Moura

A ação irá oferecer aos pequenos negócios que possuem ponto de vendas contribuições e orientações sobre como utilizar as técnicas de visual merchandising para transformar seu estabelecimento mais atraente para os clientes nesta época do ano.

Dia 10/12

– Consultoria presencial de marketing para empresários, com Marina Moura

Com base na análise das ações de marketing feitas pela empresa, os empresários irão receber instruções do consultor sobre: posicionamento da marca, análise do plano de vendas, franquia, estratégia de comercialização, campanha promocional, marketing digital etc.

Serviço

Segunda Empreendedora

Data:  25 de novembro e 9 de dezembro, das 19h às 21h

Local: Uaitec/UAB (rua Presidente Vargas, n°360, 3° andar, Centro)

Vagas gratuitas e limitadas a 30 pessoas por dia

Consultoria Presencial

Data: 26 de novembro e 10 de dezembro, das 13h30 às 15h (1º horário), das 15h às 16h30 (2º horário)

Duas vagas gratuitas disponíveis por dia

Local: CDL Brumadinho (rua Quintino Bocaiúva, nº 277, 2° Andar, Centro)

Mais informações no site do Sebrae Minas