Evento teve como objetivo inspirar, capacitar e conectar quem já empreende ou busca capacitação para entrar no mundo dos negócios

O Sebrae Minas, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumadinho, levou ao município, pela primeira vez, atividades da Semana Global do Empreendedorismo (SGE). Entre 18 e 21 de novembro, 44 empreendedores passaram pela Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec/UAB), em busca de qualificação e inspiração. Eles tiveram acesso gratuito a experiências de sucesso, palestras e oficinas.

Fernanda do Carmo, analista do Sebrae Minas, reforça a importância de realizar a SGE no município. “O tema da Semana Global do Empreendedorismo tem tudo a ver com o momento que Brumadinho vive. Em um cenário de incertezas, é preciso pensar no impacto do futuro hoje. O município, que tem sua economia baseada, principalmente, na cadeia produtiva da mineração e do turismo, começa a buscar novas formas de garantir sua sustentabilidade econômica por meio da diversificação da matriz econômica e do fortalecimento dos pequenos empreendimentos locais. O Sebrae, que apoia esse movimento, realizou pela primeira vez em Brumadinho a SGE, em parceria com a CDL,” afirma.

A SGE é um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Neste ano, o Sebrae Minas realizou a ação em 386 municípios mineiros, oferecendo mais de 2,6 mil atividades e contando com a ajuda de 420 parceiros.

“Nossa cidade nunca recebeu uma ação como esta. Trazer a Semana Global do Empreendedorismo para Brumadinho é o primeiro passo para qualificar nossa produção e prestação de serviços. Os donos dos estabelecimentos e funcionários que participaram do evento tiveram a chance de conhecer as novidades do mercado e saber mais sobre ferramentas importantes para os negócios,” afirma Aldinei Pereira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município.

Uma das atividades da SGE em Brumadinho foi a apresentação do case de sucesso Muito além da cachaça, pelos proprietários da Cachaçaria Tiara, Gabriela Lanna e Juliano Siqueira. O casal contou a trajetória de superação da empresa, que enfrentou dificuldades após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que atingiu a área de produção do empreendimento, localizada em Barra Longa. “Compartilhando a nossa experiência, percebemos que muitos desafios que passamos na época da tragédia fazem parte da realidade desses empreendedores agora, mas com outra dimensão. Mesmo em meio a tantas dificuldades, vimos que as pessoas que participaram desse encontro estavam com muita vontade de fazer diferente. Nosso objetivo foi resgatar os sonhos deles e mostrar que, com ações simples, essa mudança pode acontecer,” diz Gabriela.

As capacitações serviram de inspiração para os empresários de Brumadinho, como é o caso da Rafaela Reis, que trabalha no ramo de decoração de interiores. “A palestra sobre Design Thinking nos ajudou a entender a importância de conhecer melhor nossos clientes para, assim, reconhecer suas reais necessidades. Com o uso da prototipagem, buscamos soluções que possam ser oferecidas aos clientes com nossos produtos e serviços. Dessa forma, aperfeiçoamos a comunicação, criamos ideias e desenvolvemos novos projetos para atender com mais qualidade os consumidores”, pontua Rafaela.