Evento on-line na próxima quinta-feira (20/8) vai apresentar o Plano de Negócios para Agricultores Familiares, ferramenta que vai ajudar os empreendedores no planejamento e na tomada de decisões 

O último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017), constatou que 84,4% das unidades de produção agrícola brasileira correspondem à agricultura familiar. Apesar de ocupar pouco mais de 24% do território nacional, a atividade é responsável pelo fornecimento da maior parte dos alimentos básicos da população e por cerca de 70% dos empregos no campo.

Percebendo a importância do setor para o município de Brumadinho, o Sebrae Minas, em parceria com a Fazenda Alegria e a Emater, realiza no dia 20/8, das 17h às 18h, o lançamento do Plano de Negócios para Agricultores Familiares: entenda por onde começar. Os interessados em participar do evento on-line já podem se inscrever neste link.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo, o projeto é uma ação conjunta com os produtores rurais de Brumadinho, que busca sensibilizar os empreendedores do município que atuam na agricultura familiar sobre os benefícios do uso do plano de negócio como uma ferramenta de suporte à tomada de decisão para o produtor rural.

“A ideia do encontro é promover uma conversa com os produtores rurais sobre a importância de analisar os concorrentes, os fornecedores e o mercado alvo no qual se deseja trabalhar, de definir um posicionamento de mercado. Como esses agricultores pretendem se inserir no mercado de orgânicos, falaremos um pouco mais sobre esse segmento, trazendo alguns cases para exemplificar as boas práticas.”

Força empreendedora para o pequeno produtor

O agrônomo da Fazenda Alegria, Antônio Márcio, foi um dos responsáveis por abrir a demanda junto ao Sebrae. Segundo ele, o pequeno produtor foi bastante impactado após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale. Então, várias empresas e parceiros começaram a fazer um trabalho para levar ajuda ao município. O Ministério da Cidadania, o grupo Aliança por Brumadinho, a Secretaria Municipal de Agricultura, assim como as cooperativas da região são alguns exemplos.

Desde o início deste ano, atividades mensais para capacitar os pequenos agricultores já eram realizadas. Os participantes aprenderam sobre composto orgânico, semeadura, entre outros assuntos de relevância. Após a pandemia, os encontros foram suspensos e foi então que surgiu a ideia de realizá-los de forma on-line.

“A ação é voltada para o produtor de orgânicos do município. Os pequenos negócios precisam se capacitar. O Sebrae já tem mais expertise, por isso, procuramos apoio para levar conhecimento, agora em forma de live. Cerca de 30 participantes são esperados para conhecer melhor a importância do Plano de Negócios para Agricultores Familiares, assunto mais votado para esse encontro”, destaca.

Saiba como o Sebrae atua no segmento de Agricultura acessando o conteúdo disponibilizado no link.

Plano de Negócios para Agricultores Familiares: entenda por onde começar!

Dia: 20/08 (quinta-feira)

Horário: 17h às 18h

Inscrição: Acesse o formulário no link

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação 

Aline Reis – (31) 3292-8660 | (31) 99934-0658

aline@prefacio.com.br

Richard Novaes – (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

richard@prefacio.com.br