Com o apoio do Sebrae Minas, estabelecimentos da Encosta da Serra da Moeda inovam em seus serviços para evidenciar atrativos da região

Nos dias 2 e 3 de outubro, empreendedores de Brumadinho receberam, pela primeira vez, um grupo de convidados para uma visita ao circuito criado para evidenciar produtos turísticos da região da Encosta da Serra da Moeda. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae Minas, a Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho e a Associação do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. O objetivo da ação é incluir atrativos diferenciados na agenda dos visitantes de Brumadinho, além do Instituto Cultural Inhotim. O município conta com um vasto território que, segundo o IBGE, tem cerca de 639 mil Km², quase duas vezes maior que Belo Horizonte.

O projeto será apresentado na Feira do Empreendedor, que será realizada de 16 a 19 de outubro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. “O evento receberá um público aproximado de 12 mil pessoas. A ideia é que os empreendedores de Brumadinho aproveitem a oportunidade para divulgar a região e comercializar as experiências turísticas diferenciadas que eles oferecem,” destaca Renato Lana, analista do Sebrae Minas.

O cardápio de experiências turísticas foi organizado para proporcionar aos visitantes a chance de explorar melhor os diferentes atrativos locais e permanecer mais tempo no município. E motivos não faltam para quem quiser prolongar a estadia em Brumadinho. Além de apreciar os sabores caseiros dos pratos e quitutes típicos da cozinha mineira, o visitante poderá conhecer os locais de produção, participar de propostas sensoriais e saber um pouco da história que cada empreendedor tem para contar.

“Essa oportunidade está abrindo as portas para outros negócios que, até então, nós mesmos não conhecíamos. O processo está sendo muito rico para o grupo e também para cada empreendimento”, comenta Alessandra Meira de Oliveira, dona da Pousada Boutique Villa Rica, que serviu para os convidados uma receita caseira de bolo de milho. Alessandra e o marido, Flávio, mudaram para Brumadinho há 18 anos e se apaixonaram pela beleza do lugar.

Atuação em rede

O cardápio de experiências turísticas proposto pelo Sebrae amplia as opções de atrativos para quem visita Brumadinho. “É essencial trabalhar o empreendedorismo na região. Muitos negócios tiveram queda de 100% de procura nos primeiros meses deste ano”, destaca Renato Lana, analista do Sebrae Minas.

Segundo ele, é fundamental que os empreendedores atuem em rede para fomentar o turismo na Encosta da Serra da Moeda, valorizando a natureza e a cultura local. “Nosso objetivo com este trabalho é proporcionar aos turistas experiências sensoriais inesquecíveis, buscando independência e complementariedade na oferta de atrativos turísticos no município além do Instituto Cultural Inhotim,” afirma Lana.

Pedro Henrique, representante da Secretaria de Turismo e Cultura de Brumadinho, reforça a importância da iniciativa. “Temos muito potencial, mas poucos produtos são evidenciados. A iniciativa vai motivar o desenvolvimento de outros núcleos. O município possui cinco distritos, cada um com sua vocação turística específica”, afirma.