Empreendedores apresentaram a novidade durante a Feira do Empreendedor 2019, onde testaram a aceitação do público e realizaram promoções

Após meses de planejamento e estruturação das atividades que irão compor um mix de experiências da região da Encosta da Serra da Moeda, em Brumadinho, empreendedores do município fizeram a primeira apresentação comercial do Cardápio de Experiências Turísticas durante a Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 16 e 19 de outubro.   O cardápio reúne atrativos diversificados oferecidos por 24 estabelecimentos, para que os turistas possam desfrutar ainda mais as riquezas da região.

Os empreendedores apresentaram aos visitantes da feira postais de Brumadinho e vídeos da cidade, conversaram sobre as atrações turísticas locais e divulgaram o  site Encosta da Serra da Moeda, que explora as potencialidades e particularidades de cada negócio. A ação foi promovida pelo Sebrae Minas, em parceria com a Aliança por Brumadinho, a Associação do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, a Prefeitura de Brumadinho e a Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR).

Quem visitou o estande de Brumadinho na Feira do Empreendedor recebeu condições especiais para visitar os estabelecimentos da Encosta da Serra da Moeda.  “Fizemos uma promoção exclusiva para o público do evento. Quem passou por aqui ganhou incentivo dos estabelecimentos que integram o cardápio, como uma experiência gastronômica ou desconto em algum serviço/produto,” conta o analista do Sebrae Minas Renato Lana.  Segundo ele, fazer a apresentação do cardápio na feira foi uma escolha estratégica. “Boa parte dos turistas que visitam a Encosta da Serra da Moeda é da Região Metropolitana de Belo Horizonte.”

Giovanni Frigo, funcionário da Pousada Villa Rica, reforçou que a Feira poderá proporcionar novos negócios. “Além do turista comum, aqui você tem a possibilidade de mostrar o trabalho para empresários que procuram algo diferente e, a partir disso, surgem as colaborações. Eles encontram um produto interessante e divulgam para seu público. Dessa forma, as pessoas começam a entender que Brumadinho não tem só mineração,” afirma.

Quem aproveitou essa vitrine foi Cenira Achiropita, proprietária do tradicional restaurante Madonna Pieta, que conseguiu novos clientes. “Só de ontem para hoje, várias pessoas que vieram à Feira já reservaram horário em meu restaurante”, comenta Cenira, que está animada com o futuro da cidade. “Temos que agarrar a oportunidade, e eu acredito muito que essa parceria com o Sebrae pode fazer com que Brumadinho consiga sim viver do turismo”.

Antônio Augusto de Freitas, gerente da Regional Centro do Sebrae Minas, também entende que o potencial turístico da região pode ser melhor explorado. “Esse é o caminho pelo qual Brumadinho pode começar a se reerguer. O turismo é um instrumento forte nesse processo de reconstrução, principalmente porque a região conta com diversos atrativos.  Há oportunidades de melhorar os serviços prestados e o Sebrae está apoiando os empreendedores nesse processo”, ressaltou.