Capacitações e consultorias do Sebrae Minas, em parceria com a CDL, preparam os empreendedores para melhorar a gestão dos negócios

As ações da Segunda Empreendedora encerraram o ano de capacitações no Centro de Brumadinho. Nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro, empresários e funcionários se reuniram na Universidade Integrada de Minas Gerais (Uaitec) para se capacitarem. Os encontros abordaram temas como Visual merchandising e Relacionamento com o cliente, com o objetivo de  preparar os empreendedores e suas equipes para a Black Friday e o Natal.

A proposta da Segunda Empreendedora é envolver cada vez mais os empreendedores de Brumadinho em capacitações e consultorias presenciais, que ocorrem a cada 15 dias na cidade. A iniciativa prepara os lojistas para os desafios do comércio na região, principalmente após o rompimento da barragem da Vale. Em fevereiro, o evento retorna com uma nova programação.

A analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo faz um balanço das primeiras atividades do projeto. ”Ao longo das duas edições da Segunda Empreendedora, empresários e colaboradores, atentos as temáticas tratadas ao longo dos encontros, já implementaram pequenas mudanças em seus estabelecimentos. Algumas empresas já adotaram o uso das personas para melhorar a qualidade no atendimento ao consumidor e modificaram as vitrines para despertar o espírito natalino e gerar mais vendas neste fim de ano. Além disso, tivemos todos os horários de consultorias preenchidos e os empreendedores demonstraram estar animados para 2020.”

A equipe da Ricardo Sports foi uma das mais engajadas nas ações do Sebrae Minas. O estabelecimento é um dos mais tradicionais da cidade e conta com uma grande variedade de produtos esportivos. A gerente Daiana Silva trabalha no estabelecimento há dois anos e percebe a diferença desse tipo de estímulo. “O Sebrae está sendo muito importante nesse processo de auxiliar os pequenos negócios. Quando participamos dessas capacitações, temos a oportunidade de conhecer mais sobre o cliente, melhorar nosso atendimento e fazer a divulgação correta dos produtos”, conta.

Com o auxílio emergencial que os moradores vêm recebendo, a cidade passa por um momento de boom econômico. Roberta Silva, vendedora da loja, destaca como essa situação pode ser oportuna para o comércio local. “Brumadinho está passando por um processo de crescimento em outras áreas, fora a mineração. Então, para as pessoas que buscam montar um negócio ou para quem trabalha na cidade, essa é uma ótima chance de se capacitar”.