Nova programação do evento traz para a cidade capacitações e consultorias com foco em gestão financeira e marketing

No dia 17 de fevereiro ocorreu, em Brumadinho, a primeira capacitação de 2020 da Segunda Empreendedora. Empreendedores da região e suas equipes se reuniram na Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec/UAB) para participar da palestra “Gestão Financeira e Controles Financeiros Básicos”. O objetivo foi sensibilizar os participantes em relação às temáticas trabalhadas, como saber a diferença entre o controle de caixa e fluxo de caixa, a necessidade de entender o que realmente é capital de giro, as distinções entre faturamento e lucro, bem como a importância de ter um inventário patrimonial.

A palestra foi conduzida por Rodrigo Barbosa, analista do Sebrae Minas, que falou sobre os principais aspectos que o empreendedor deve atentar para não colocar seu negócio em situação de fragilidade financeira. O conteúdo abordado trouxe à tona três pilares essenciais para as práticas de uma boa gestão financeira: caixa, resultado e patrimônio.

A Segunda Empreendedora volta em 2020 com uma nova programação. Além das atividades focadas em marketing para vendas serão oferecidas palestras na área de gestão financeira, marcadas para ocorrer de forma intercalada com as consultorias presenciais.

A analista do Sebrae Minas Fernanda do Carmo destaca como esses assuntos podem melhorar a gestão e as vendas dos negócios da região. “O objetivo da Segunda Empreendedora sempre foi sensibilizar os empreendedores para as duas temáticas: marketing e finanças. Porém, como iniciamos as capacitações no final de 2019, o intuito naquele momento era o de preparar os empresários para as maiores datas de vendas do varejo: Black Friday e Natal. Este ano, estamos montando uma jornada para que os empreendedores vendam mais e façam melhores negócios, e para isso é preciso falar sobre gestão financeira.”

A empreendedora Marbele Ferreira foi uma das participantes da palestra. Há seis meses, ela mudou completamente de segmento e agora vende produtos importados pelas redes sociais. Essa é a primeira vez que ela recebe orientações sobre o assunto em Brumadinho. “Fico muito feliz de ter participado da palestra, porque tenho procurado oportunidades como essa na região e não encontro. Buscar conhecimento sobre gestão financeira é muito importante, principalmente quando o negócio está no início, como é o meu caso. É preciso começar do jeito certo”, afirma a empresária.

“Gostei muito da palestra e saí dela sem dúvidas. Consegui identificar maneiras práticas de aplicar na minha área de atuação o que aprendi aqui no evento. Já participei de outras atividades do Sebrae e vejo como isso ajuda no processo de aprendizado”, conta Alderley Pereira, que trabalha no setor administrativo-financeiro da Auto Vidros Brumadinho.