Frentes de Atuação

Agricultura Familiar

O último Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2017), constatou que 84,4% das unidades de produção agrícola brasileira correspondem à agricultura familiar. Apesar de ocupar pouco mais de 24% do território nacional, ela é responsável pelo fornecimento da maior parte dos alimentos básicos da população e por cerca de 70% dos empregos no campo.

Os assentamentos de Reforma Agrária fazem parte desses números e, por isso, o Sebrae Minas, por meio do projeto Investe Turismo, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e a Prefeitura de Brumadinho realizaram, no dia 8 de outubro, uma ação de integração entre o Circuito Gastronômico da Pampulha e o assentamento de Reforma Agrária Pastorinhas, em Brumadinho.

Os objetivos da visita técnica foram os de conhecer o assentamento e prospectar uma possível negociação entre os restaurantes interessados com os agricultores locais. “O assentamento é reconhecido em Brumadinho desde 2001 e se tornou uma atração na região. Ele é visto como um projeto-modelo. O sistema de cultivo no Pastorinhas é o agronegócio sem o uso de agrotóxicos, sendo 22 famílias beneficiadas pelo projeto”, destaca Renato Lana, analista do Sebrae Minas.

Em junho, o Sebrae lançou o programa Cultura da Cooperação para agricultores familiares do Parque da Cachoeira e produtores da região das Pastorinhas, que estão em processo de obtenção de certificação de orgânicos.  O objetivo do programa é o de facilitar o desenvolvimento do grupo, para que amplie sua capacidade de agir de forma colaborativa, viabilizando objetivos comuns.

Notícias Relacionadas

0800 570 0800

sebrae.com.br/minasgerais